titulo_camila

Sou Camila Miranda Loiola-Barreiro, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutora em Fonoaudiologia pela PUC-SP na área de voz profissional. Tenho experiência clínica especialmente nas áreas de Voz, Motricidade Orofacial e Linguagem, realizando atendimento clínico-terapêutico a crianças, jovens, adultos e idosos.

Sou pesquisadora das artes vocais e da comunicação humana. O tema de minha dissertação de Mestrado foi o coral amador, analisando os efeitos de uma proposta de intervenção fonoaudiológica, e durante o meu Doutorado estudei as características acústicas, os ajustes do trato vocal e o perfil profissional de cantores profissionais, comparando os gêneros popular e erudito.

Ainda no campo acadêmico-científico, sou professora conteudista e tutora do programa de pós-graduação latu sensu da Unyleya, docente do curso de Fonoaudiologia da Radioficina Mídia Eletrônica, palestrante e pesquisadora na área de Voz e Comunicação nos meios artístico, educacional e corporativo.

Na área da Assessoria Fonoaudiológica, tenho experiência na preparação vocal de cantores e grupos de coral, direção vocal de locutores de rádio e TV, assessoria e consultoria empresarial, ministro palestras, workshops e cursos presenciais e de EAD nas referidas áreas.

O caminho percorrido pela música e pelo canto vem desde antes de minha formação profissional. Neta de um seresteiro, a mãe cantava em rádio e o pai, um apreciador de violão e de belas canções, por estas influências ouvia bossa nova e MPB como cantigas de ninar. Busquei na música uma forma de expressão, estudei teoria musical, teclado e canto, participei de recitais e sarais durante toda a minha adolescência até os dias atuais. Como cantora, desenvolvi diversos trabalhos sociais com crianças institucionalizadas envolvendo a música como instrumento de desenvolvimento de linguagem e de inserção sócio-cultural.

Gosto de ouvir canções, sem preconceito quanto a gêneros e estilos. Aprecio a arte do canto e da voz e respeito os profissionais que são capazes de nos transmitir, por meio de suas vozes, os mais diversos sentimentos. Acredito que a voz profissional cantada representa para a Fonoaudiologia uma área de constante aprendizado e dedicação, destinada a pessoas que apreciam o canto como expressão artística da voz humana.